O Provedor do Telespectador da RTP respondeu negativamente às pretensões dos subscritores de uma petição contra a transmissão de corridas de toiros pela RTP.
A Plataforma Basta disponibilizou um texto modelo para ser enviado ao Provedor do Telespectador e ao Presidente do Concelho de Administração da RTP, pedindo que se abstenham de transmitir corridas de toiros na RTP.
«Lembro que já existem alternativas, nomeadamente canais dedicados à tauromaquia para o público aficionado, e não concordo que a violência contra animais possa ser considerada “serviço público”», pode ler-se na mensagem fornecida pela plataforma animalista.
Jorge Wemans, provedor do telespectador da televisão pública, em resposta enviada aos subscritores da petição assumiu-se contra a transmissão de corrida de toiros pela RTP mas garantiu que não irá exercer pressões para que estas deixem de ser transmitidas.
«Estamos perante um conflito de legitimidades quanto à proibição de transmissões de touradas pelo serviço público de televisão. (…) Não me cabe qualquer dúvida de que a instituição à qual compete representar a vontade dos portugueses é a Assembleia da República. Pelo que, até se conseguir que os deputados mudem de posição sobre o assunto, não irei exigir a interdição de tais transmissões», lê-se no comunicado.
Apesar disso, o provedor respondeu que estará atento para que não sejam ultrapassadas as actuais três transmissões.