Ao fim de dois anos de investigações, o processo judicial vai mesmo prosseguir contra o professor que festejou a morte de Víctor Barrio.
Vicent Belenguer Santos¸ vai acusado dos crimes de incitamento ao ódio e de injúrias, podendo vir a enfrentar uma pena de três anos de prisão, uma pena de multa e inibição de exercício da sua actividade profissional como professor.
Belenguer deverá ainda ser condenado a pagar um indemnização à família, que peticionou 60 mil euros para reparar os danos patrimoniais sofridos com o discurso do professor.
Raquel Sanz, viúva de Víctor Barrio, explicou que o seu principal objectivo com este processo é criar um precedente, para evitar que mais alguém tenha que passar por uma situação semelhante porque “ninguém que tenha perdido um ente querido merece viver algo assim”.
Para além deste processo são conhecidos as condenações de outros dois outros instaurados pela família enlutada.
Num primeiro processo a arguida alcançou um acordo com a família, a quem entregou mil euros para evitar ir a julgamento.
Um outro processo está agora em fase de recurso, interposto pela arguida junto do Supremo Tribunal, já que as primeiras instâncias a condenaram a pagar uma indemnização no valor de 7 mil euros.
Víctor Barrio faleceu em 9 de Julho de 2016, na praça de toiros de Teruel.