Depois do gravíssimo incidente que sofreu em Albacete, Paco Ureña fará a primeira aparição pública para falar com a imprensa esta sexta-feira.
Paco Ureña perdeu a visão do olho esquerdo em 14 de Setembro de 2018, em Albacete, quando lidava um cinqueño de ganadaria Alcurrucén, de nome Clarinete, com 622 kg.
O toiro, que saiu em quarto lugar atingiu o matador com um puntazo certeiro no olho quando passava num dos primeiros capotazos.
Apesar da gravidade da lesão, Paco Ureña continuou a lide, deixando emocionada a praça de Albacete, que lhe correspondeu com uma sentida ovação.
O diestro permaneceu cerca de dez dias no Hospital Universitario Perpetuo Socorro de Albacete tendo sido seguido depois em ambulatório.
Foi submetido a duas cirurgias, no dia 3 e no dia 10 de Outubro. Na última destas cirurgias confirmou-se, finalmente, que Ureña não voltaria a ter visão neste olho esquerdo em virtude do alcance e gravidade das lesões que provocaram a ruptura do globo ocular.
Já no final do mês de Novembro, Paco Ureña veio a público contar a sua vontade de voltar às arenas tão rapidamente quanto possível.
O espada recusou uma operação estética ao olho, precisamente com vista a este regresso mais rápido. Em comunicado afirmou preferir “sacrificar a estética para apostar na recuperação do toureiro, o que vai contribuir para a recuperação do “homem”.
Na manhã da próxima sexta-feira (21 de Dezembro de 2018), Paco Ureña fará a primeira aparição pública no Ateneo Mercantil de Valencia para se dirigir à imprensa anunciando o seu regresso às arenas, que, provavelmente, será na Feria de Fallas de Valencia.