Praça cheia no 15 de Agosto em Caldas da Rainha

Crónica

  • Local: Caldas da Rainha
  • Data : 15/08/2019
  • Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves e Francisco Palha
  • Forcados: Grupo de Forcados Amadores de Santarém e Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha
  • Ganaderia: Vale Sorraia
  • A praça de toiros das Caldas da Rainha encheu para mais uma tradicional corrida de 15 de Agosto.
  • Saiu um curro de toiros de comportamento díspar mas que cumpriu na generalidade, com pesos compreendidos entre os 450 e os 535 quilos.

António Ribeiro Telles andou bem com o seu primeiro toiro, muito nobre e justo de força mas ao qual lhe deu uma lide à medida aproveitado a qualidade do toiro. O seu segundo era distraído e procurava as tábuas. António recebeu-o em sorte de gaiola, mas sem conseguir colocar o ferro. Nos curtos foi subindo de tom, sendo os últimos três excepcionais.

Filipe Gonçalves recebeu bem o seu primeiro toiro, o melhor toiro da tarde. Nos curtos esteve muito bem, deixou quatro bons ferros é uma brega bem ligada ao toiro e a rematar as sortes com piruetas muito ajustadas. Terminou a lide com o seu cavalo que bate as palmas para colocar um violino e um palmo. No seu segundo, desenhou uma sorte de gaiola bastante comprometida mas viria a falhar a colocação do ferro, continuou a receber o toiro sem o auxílio da quadrilha. Nos curtos começou com uma brega muito vistosa mas esta sua actuação foi de altos e baixos, consentindo alguns toques e algumas passagens em falso.

Francisco Palha cravou dois bons compridos ao seu primeiro toiro, um manso e chato toiro. Nos curtos esteve por cima do toiro, e deixou uma boa série de ferros. No seu segundo toiro, o toiro mais sério da corrida, esteve muito bem de saída, o segundo ferro comprido foi extraordinário e nos curtos esteve muitíssimo bem sendo seus os melhores ferros da corrida. Grande actuação de Francisco Palha.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém pegou o seu primeiro toiro à terceira tentativa, sendo o forcado de cara Salvador Ribeiro de Almeida que não conseguiu reunir com eficácia nas duas primeiras tentativas. Joaquim Grave não se conseguiu fechar à primeira tentativa em que o toiro foi áspero, mas emendou na segunda consumando uma rija pega. António Melo fechou a actuação do Grupo de Santarém com uma boa pega à primeira.

O Grupo das Caldas teve uma tarde muito boa com três pegas à primeira tentativa. Foram solistas pelos Caldenses António Cunha que comandava o grupo a substituir Francisco Mascarenhas. António esteve muitíssimo bem, começando cá de trás , o toiro era belíssimo mas o António fez tudo bem e o resultado foi uma boa pega. Lourenço Palha pegou o segundo também muito bem e Francisco Esteves fechou a corrida com mais uma boa pega, mas esta ao toiro mais sério da corrida. Esteve bem o Francisco assim como o grupo a ajudar.

 

Foto: Sr. João Costa Pereira

Ultimos Artigos

Artigos relacionados