Outra vez Ponce

A crónica da segunda corrida de toiros da Feira Taurina de San Juan de Badajoz, da autoria de Bernardo Patinhas.

 

Badajoz, Feria de San Juan, 23.06.2018

2ª de Feira

Enrique Ponce,

Antonio Ferrera

Ginés Marín

Ganadaria: Zalduendo

Meia casa de lotação

 

Mais pessoas e mais calor para a segunda corrida da feira acompanharam as faenas distintas de três toureiros diferentes em época, fase e estatuto.

Uma corrida de Zalduendo correta de apresentação, sem exageros e distinta de comportamento.

Enrique Ponce abriu a tarde com um touro demasiado humilhado, nobre, mas com tendência a fugir dos embroques, teve azar, tocou-lhe Ponce e a sua paciência, inteligência e senhorio, deu-lhe tempos e a faena que só Ponce encontraria. Estocada traseira e descaída, seguida de um descabello e caiu a primeira orelha da tarde.

Infelizmente a temporada de Ferrera está bastante distante da temporada anterior, toureou bem, mas sem transmissão, a um touro pegajoso e incómodo, que ficava curto na muleta, sobressaiu uma tanda pelo lado esquerdo, o mais potável, e pouco mais, matou sem problema e o público, muitíssimo generoso, atribui-lhe uma orelha.

Vinha Marín para o terceiro, frio e solto de saída, sem querer capotes e proximidades, assim se manteve na muleta, informal, passava sem codicia, serviu para, depois de uns adornos finais sob a forma de manoletinas, e com estocada rápida e certeira, cortar duas orelhas.

Ao quarto, Ponce começou de maneira sublime, doblones sem apertar, ajudando o oponente. Tandas curtas, soltando a cara nos finais, terminando com uma tanda de derechazos, com o touro a querer fugir, mas de muleta cosida ao focinho, conseguiu roubar um par de circulares ligados. Meia estocada efetiva e outra orelha. Porta grande.

O quinto saiu com pouco recorrido, melhor nas distâncias e pelo lado esquerdo, faena larga de Ferrera e mais uma vez sem acabar de chegar aos tendidos, problemas para matar pela faena demasiado longa, acabaram numa estocada muito defeituosa, seguida de dois descabellos e saludos.

O sexto, com muita mobilidade nos tércios iniciais, bem bandarilhado, no inicio de faena, à distância, metia-se por dentro até se aplomar não querendo nem um passe. Marín abreviou e bem, silêncio após estocada tendida.

Ponce e Marín sacados em ombros, e mais uma demonstração do magistério de Ponce e da disponibilidade e ambição de Marín, infelizmente Ferrera não conseguiu acompanhar os seus colegas de cartel da segunda tarde de San Juan, em Badajoz.

Artigos Similares

Destaques