Nuno Marecos: “O triunfo tem outro sabor quando acontece na nossa terra”

A Temporada de 2018 é inaugurada na Chamusca esta quinta-feira com a tradicional Corrida de Toiros da Ascensão. 

 

 

Questionado sobre as expectativas para uma data de forte tradição no panorama taurino nacional, Nuno Marecos, Cabo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, declarou o seguinte:

 

Quinta-feira de Ascensão, quinta-feira de espiga, a quinta-feira mais desejada por todos os Chamusquenses e, em particular, por todos os elementos do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca.

A quinta-feira de Ascensão é, sem dúvida, o dia mais importante para o forcado da Chamusca, é o culminar de toda uma preparação que antecede a temporada. Neste dia, o calor das pessoas que visitam a Chamusca, o calor das gentes da nossa terra e o calor da nossa praça enchem o peito dos nossos forcados com a coragem e a ilusão de que este é o dia mais importante das nossas vidas.

O triunfo tem outro sabor quando acontece na nossa terra. Sentimentos mistos de entrega, lealdade e de querer dar tudo pelo seu grupo fazem com que jovens e menos jovens dêem um passo em frente e digam “estou aqui” , tarefa difícil, por vezes, para mim, que me vejo limitado no número de forcados a fardar.

Pegar um toiro na praça de toiros da Chamusca na quinta-feira de Ascensão é, sem dúvida, o ponto alto para qualquer forcado que pegue nos Amadores da Chamusca, estou grato por felizmente já ter tido a sorte de o fazer várias vezes.

Quinta feira, dia 10 de Maio, estou plenamente convicto que, com seriedade, entrega e um enorme compromisso, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca dará tudo em praça para que o seu público não saia defraudado.

Por último, gostava de citar a madrinha do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, a Dona Mimela Cid.

“Pega-se um toiro, pegam-se dois

Pega-se o curro que sair depois

Amigo vem, farda a meu lado

Chamusca é mãe do Forcado”

 

O cartel da Corrida de Quinta-feira de Ascensão na Chamusca é formado pelos cavaleiros Luís Rouxinol e Duarte Pinto e pelo matador Manuel Dias Gomes. Pegam os Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca e lidam-se toiros de Prudêncio para lide a cavalo e de Falé Filipe para lide a pé.

 

Poderá comprar o seu bilhete online clicando no link abaixo!

 

 

 

 

 

 

Fotografia: D.R.

Ultimos Artigos

Artigos relacionados