Procedeu-se esta semana à primeira ferra da novel ganadaria Irmãos Moura Caetano.
Esta ganadaria nasceu no ano de 2016,fruto da partilha em vida da ganadaria de D. Maria Guiomar Cortes Moura entre os seus filhos Armando João Moura e Dita Moura Caetano. Armando João manterá o nome, ferro e divisa da ganadaria de sua mãe, que doravante pastará na Herdade dos Touris. Mantendo a sua parte do efectivo na Herdade das Janelas, Dita Moura Caetano lidará em nome dos seus filhos, Irmãos Moura Caetano (João e Maria).
A ganadaria foi fundada em 1962 com o nome de Irmãos Moura (João e António Benito) constituída então por um lote de vacas de origem Pedrosa e um toiro de Rafael Calado, da mesma origem. Dois anos mais tarde o efectivo foi aumentado com outro lote de vacas também de Rafael Calado, acompanhado de um semental de Soler. Posteriormente, em 1980, por partilhas entre ambos, o lote que coube a António Moura, passou a anunciar-se em nome de sua mulher D. Maria Guiomar Cortes Moura, tendo-se mantido o ferro e a divisa anterior mas introduzindo sementais de João Moura (Maribel Ibarra).
Em 1995 foram adquiridas vacas e sementais de “Espartales” (encaste Murube-Urquijo), eliminando progressivamente as outras procedências. A ferra, realizada na passada terça-feira dia 21, em Monforte, na Herdade das Janelas e a agendada para Março na Herdade dos Touris, marcam esta nova etapa de uma das ganadarias mais cobiçadas pelos toureiros.