“Até me assustei porque receei que me estivessem a levar para uma tourada“, afirmou a Ministra da Cultura na comemoração dos 50 anos da RTP2.
Graça Fonseca, voltou a acusar a falta de conhecimentos culturais que deviam ser prévios e condição necessária ao cargo que desempenha no pelouro da cultura.
A ministra foi recebida no átrio do Cineteatro Capitólio no Parque Mayer em Lisboa por uma banda de música que tocava um Pasodoble.
Ao tomar a palavra, Graça Fonseca afirmou “Quando entrei até me assustei porque receei que me estivessem a levar para uma tourada”.
As palavras da ministra incomodaram alguns convidados, aficionados, nomeadamente o jornalista histórico da RTP2 Joaquim Letria.
“Quero acreditar que a senhora ministra disse o que disse por graça ou terá de aprender o que é um ‘Paso Doble’”, referiu Joaquim Letria ao Correio da Manhã, concluindo que “confundir um estilo musical com touradas terá sido por piada ou por brincadeira, sendo a senhora culta e adulta, como sempre deve ser uma ministra da Cultura”.
Quanto à posição pública de Graça Fonseca contra as touradas, Joaquim Letria lança uma questão pertinente: “Quem a escolheu deve ter-lhe dito que a linha política do Governo é anti-tourada, senão ela não pensaria como pensa”.
A Ministra voltou assim a falar leviana e desrespeitosamente contra a tauromaquia, sector da cultura que governa.