Montijo acolheu uma Novilhada de Promoção na passada sexta-feira

A Monumental Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, recebeu na noite da passada sexta-feira uma Novilhada de Promoção de Novos Valores com alunos das Escolas Taurinas de Salamanca, Badajoz e Montijo.

Cerca de quinhentos aficionados, muitos pertencentes às tertúlias montijenses, desfrutaram de um espectáculo intenso, de qualidade e superiormente presidido por Antonio José Martins.

As novilhas de Rio Frio saíram com condições de lide algumas com enorme classe, mas também exigentes.

Por Salamanca, Fábio Jiménez revelou-se valoroso perante uma novilha que apertava, exigia sítio e colocação.

A Cláudia Gutiérrez tocou a rês de menor nota, sem fixidez no engano e investida desconcertante.

A larga afarolada de José António Monestério de Badajoz, no início da lide, indiciava uma faena de triunfo. Mas na muleta a irregularidade imperou, pese embora a entrega do jovem toureiro.

Eric Olivera teve outra matéria prima. A novilha contribuiu positivamente para o triunfo do aluno de Badajoz, que revelou maturidade e ofício, com pormenores que marcaram e auguram bom futuro.

Quanto aos alunos do Montijo, Tomás Serrano acusou a importância da noite, a faena não foi ao encontro dos seus desejos, faltou sítio e firmeza, mas o corte do seu toureio promete no futuro enganchar com o público.

Catarina Oliveira de Montijo e Tiago Feitor de Samora Correia, no capítulo das bandarilhas, ajudaram a engrandecer o espetáculo.

Mas nesta agradável noite de verão os grandes momentos foram protagonizados por Mariano dos Santos. Três largas afaroladas de joelhos em terra e uma série de poderosas verónicas em direção aos médios, elevaram irreversivelmente a fasquia. Seguiu-se um par apertado “por los afueras” e outro a quarteio resultando no melhor tercio de bandarilhas da noite. No tercio de muleta, o aluno de Montijo foi irrepreensível. Faena de sentimento, técnica e poder, sem máculas,  de enorme rigor artístico, tudo feito no tempo e modo certos suscitando os olés da praça.

No final da iniciativa promovida por José Santos, Presidente da Comissão de Festas, e que contou com a organização da Escola Taurina do Montijo, o Presidente da Câmara de Montijo Nuno Canta, a Vereadora Sara Ferreira e o Presidente da Junta de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro Fernando Caria entregaram lembranças aos maestros das Escolas presentes, José Ramon (Salamanca), Luis Cartujano (Badajoz) e Jorge Alegrias e Tiago Santos (Montijo). O troféu Augusto Gomes Junior para distinguir o aluno com melhor nota foi atribuído, em igualdade, a Mariano dos Santos e Eric Olivera.

 

 

 

 

Fotografia: Estêvão Nunes

Ultimos Artigos

Artigos relacionados