O jornal espanhol El Mundo noticia que as obras de remodelação e requalificação da Monumental Praça de Toiros de Las Ventas, em Madrid, terão o seu início depois da Feira de Santo Isidro, em Junho.
No entanto, os andaimes começarão a ser instalados no exterior do edifício já entre Março e Abril de 2018, sem que as actividades previstas até ao começo das obras saiam prejudicadas, como é o caso das corridas de toiros programadas para a Feira de Santo Isidro.
As obras de reabilitação de Las Ventas têm por objectivo cumprir as novas regras legais vigentes em matéria de segurança, como assim modernizar as instalações e adequá-las ao seu funcionamento enquanto espaço multiusos. Estas obras arrancarão por volta do dia 10 de Junho, com intervenções nas partes cobertas da praça, e terão uma duração de vinte meses.
A reforma da Praça de Las Ventas será executada em duas fases, prolongando-se assim, muito provavelmente, até finais de 2020, altura em que o edifício poderá voltar a receber espectáculos de natureza não tauromáquica.
Embora a realização de espectáculos taurinos não seja afectada com as obras, as áreas sob intervenção não serão abertas ao público, não sendo vendidos bilhetes para os respectivos lugares. Posteriormente, quando terminada a Feira de Outono, as obras continuarão o seu curso de forma mais acentuada até à sua finalização.
A remodelação da Praça de Toiros de Las Ventas retirará entre 2.000 a 2.5000 lugares dos 23.7000 actualmente existentes, que os técnicos explicam como sendo uma mudança fundamental para melhorar a segurança, acessibilidade e comodidade dos espectadores, tendo em especial atenção as pessoas com mobilidade reduzida ou com cadeira de rodas.
Em declarações ao diário El Mundo, Ángel Garrido, responsável pelos Assuntos Taurinos da Comunidade de Madrid, “é necessário actuar nos diferentes níveis em que se divide a praça”, acrescentando que “o objectivo destas obras é adequar as instalações da praça de toiros às normas legais em vigor respeitantes à segurança e melhorar as medidas de evacuação para o uso do espaço em circunstâncias de concorrência de muitas pessoas”.
O projecto, aprovado em Agosto pelo Governo Regional da Comunidade de Madrid, está orçamentado em cerca de 15 milhões de euros.
Fotografia: Roundalia