A Escola Portuguesa de Arte Equestre realiza amanhã a Gala D. João IV, uma recriação do golpe de estado de 1 de Dezembro de 1640.
A gala especial de comemoração da restauração da independência de Portugal será pelas 21h30 no Picadeiro Henrique Calado (Calçada da Ajuda, Belém).
Fazendo uma recriação da tradição equestre portuguesa, a gala vai representar a Restauração da Independência de Portugal, golpe de estado revolucionário de 1 de dezembro de 1640 que culminou com a aclamação de D. João IV como Rei de Portugal.
Para tanto os cavaleiros vão envergar traje de gala, de tricórnio de feltro preto, casaca comprida de veludo bordeaux, com gola preta e galão dourado e preto e as polainas em couro pretas. Os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se entrançados à portuguesa com trança de três pontas e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa coberta de pele de anta ou camurça e desenvolvem exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”, torneios praticados entre os séculos XVIII e XIX, em ocasiões festivas.
Esta que será a penúltima gala de 2018, terá a duração de 1h30 e poderá ser acompanhada desde as 20h30.
Pode adquirir o bilhete em parquesdesintra.pt e em blueticket.pt.