A tarde foi de bom toureio e boas pegas, apesar de alguns novilhos não terem brilhado. Os cavaleiros deram o melhor e mostraram a sua raça na arena cravando bons ferros.
O festival taurino que decorreu, no sábado, na Granja, por ocasião das Festas em honra de São Brás, proporcionou bons momentos aos aficionados. Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João Ribeiro Telles, António Prates e Duarte Fernandes, foram os cavaleiros em praça. Já as pegas estiveram a cargo dos Amadores de Riachos e dos Académicos de Coimbra. Os toiros lidados pertenciam às Ganadarias de Branco Núncio, David Ribeiro Telles e Francisco Romão Tenório.
A primeira lide da tarde foi de Rui Fernandes com um toiro de Francisco Romão Tenório. O cavaleiro preparou as sortes, mudando o toiro de terrenos de forma a cravar bons ferros em sortes frontais. Quem também agradou ao público foi Filipe Gonçalves, que toureou um novilho de Branco Núncio.
Com a falta de apresentação do toiro de Francisco Romão Tenório, João Moura Jr. teve que se empenhar bastante na sua lide. Mesmo com um toiro difícil que lhe proporcionou muitas dificuldades, o cavaleiro conseguiu bons momentos. Quem não teve a mesma sorte foi João Ribeiro Telles, na sua primeira lide da temporada. O cavalo do jovem da Torrinha escorregou e foi colhido, felizmente, sem consequências, como o mesmo anunciou nas redes sociais.
Quem surpreendeu foi António Prates, cavaleiro praticante, que foi em crescendo na lide e executando muito bem as sortes. A corrida foi fechada pelo cavaleiro amador, Duarte Fernandes, que colocou bons ferros e recebeu muitos aplausos do público.
Inicialmente estavam anunciados para esta corrida os Forcados de São Manços, Póvoa de São Miguel e Monsaraz, que foram substituídos pelos Amadores de Riachos e Académicos de Coimbra devido a indicação da ANGF.
Pelo Grupo de Riachos foram caras André Clemente, que pegou à primeira, Rúben Branco que só conseguiu pegar à segunda tentativa e Fábio Tomás que concretizou à primeira. Já os Académicos de Coimbra consumaram as três pegas à primeira por intermédio de Gonçalo Amaral, Francisco Gonçalves e Guilherme Carvalho.
Um nota negativa para a maneira como alguns forcados dos Riachos se encontravam fardados.
O festival teve como objectivo a recolha de fundos para o melhoramento da praça de toiros.
Fotos: Maria João Mil-Homens
Veja todas as imagens em: