Faltam 100 dias para San Fermín

Faltam apenas cem dias para as Festas de San Fermín.

 

As Festas de San Fermín, que decorrem entre 6 e 13 de Julho, começam daqui a cem dias. Estas festas tradicionais da região de Pamplona já existem há vários séculos; no entanto, foi na primeira metade do século XX que começaram a conquistar a fama que têm hoje .

Os festejos começam com o chupinazo – um foguete que é lançado ao meio-dia em ponto – no Palácio Consistorial, a sede do governo municipal. Durante os dias em que decorrem as Festas, existem vários eventos. Entre os mais importantes estão os encierros, considerados por muitos a imagem de marca das Festas. Realizados todos os dias de manhã, consistem na largada de seis toiros – este ano fala-se de que poderão ser nove -, que correm ao longo de um percurso pelo centro histórico de Pamplona, com centenas de pessoas a correr à sua frente.

Esta corrida dura entre três e quatro minutos e começa às oito da manhã – uma hora mais tarde do que antes de 1974 e duas horas mais tarde do que antes de 1924. Os toiros são encaminhados para a praça de toiros, sendo lidados na corrida da tarde.

Durante os dias das Festas, há ainda desfiles, jogos tradicionais, música ao vivo por toda a região e fogo-de-artifício. As Festas terminam à meia-noite do último dia, com a canção Pobre de Mi.

A Feira de Pamplona ficou imortalizada no livro The Sun Also Rises, de Ernest Hemingway, sendo o palco da maior parte da narrativa.

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: San Fermín

Ultimos Artigos

Artigos relacionados