Faleceu João da Luz Inácio, o mais antigo funcionário do Campo Pequeno

Faleceu hoje aos 96 anos João da Luz Inácio, antigo bandarilheiro, director de corridas e colaborador mais antigo da Praça de Toiros do Campo Pequeno.

Nascido na Moita do Ribatejo a 8 de Outubro de 1921, estreou-se na sua terra natal a 24 de Setembro de 1939, como amador, vindo a tomar alternativa em Viseu, a 18 de Setembro de 1949, concedida por Sebastião Saraiva.

Até se retirar, no final da temporada de 1979, integrou as quadrilhas de todas as figuras do toureio de Portugal e Espanha que actuaram entre nós.

Em 1964, chegou a fixar residência em Salamanca e, integrado na quadrilha do matador Amadeu dos Anjos, o seu valor foi reconhecido pela crítica espanhola e francesa, sendo várias as referências elogiosas publicadas na imprensa, sobretudo pelas actuações na Monumental de Madrid.

O crítico tauromáquico Saraiva Mendes definiu-o assim: “João Inácio ganhou jus à admiração de todos pelos magníficos quites que executa, tem sentido de saber colocar o toiro e é oportuno nas suas intervenções”.

Encerrado este capítulo da sua vida profissional, entrou para o quadro de Delegados Técnicos Tauromáquicos, dirigindo corridas até 2005, desempenhando a função com critério e bom senso, mantendo e alargando a sua aura de competência e profissionalismo.

Colaborava com a Praça do Campo Pequeno e com quem a geria desde 1956.

As cerimónias fúnebres decorrem durante este fim-de-semana na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, realizando-se o funeral no domingo às 15h00.

A Tauronews endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.

 

 

 

 

Fonte: Campo Pequeno

Fotografia: Farpas Blogue

Ultimos Artigos

Artigos relacionados