Évora foi Bastinhas

Corria o ano de 83 quando Joaquim Manuel Tenório “Bastinhas” tomou a alternativa das mãos do seu ídolo de sempre, Mestre Batista, no 25º concurso de ganadarias desta cidade… um toiro Núncio de nome Magala foi lhe cedido pelo cavaleiro de São Marcos do Campo, brilhantemente pegado por Pedro Balé dos Amadores de Santarém.
Passados 36 anos infelizmente quis a lei da vida o grande Bastinhas já não estivesse entre nós. Quis a empresa de Évora composta por 5 audazes (Margarida, Carlos, Francisco e dois Antónios) que em menos de um mês conseguiram esgotar a arena de Évora duas vezes, é obra das grandes e dos melhores… prestar a homenagem a este grande da tauromaquia.
Cartel estrela… Pablo Hermozo, Marcos Bastinhas e a apresentação de Guilherme Mendoza em Portugal depois de ter tomado a alternativa na Real Maestranza de Sevilha na passada feira de Abril, seis toiros de uma das ganadarias mais queridas em Évora, Passanha e os dois grupos da terra Évora e São Manços, resultado, uma enchente até ás bandeiras…
Os seis toiros lidados na noite de sábado 20 de Julho, tiveram apresentação esmerada por parte do ganadero Diogo Passanha e um comportamento homogéneo, com classe acometidas aos cavalos templadas, metendo bem a cara nos capotes e fazendo assim parte da boa noite de toiros vivida em Évora.
Pablo Hermozo de Mendonça derramou classe, sabedoria e arte pela arena Eborense. No que abriu praça teve uma lide em que a brega foi sublime, colocando o toiro onde quis e partindo para a cravagem dos ferros com classe que lhe é conhecida, o público esteve com o de Estella e não lhe regateou palmas. Para a cara deste toro foi Manuel Rovisco que em dia de anos que esteve enorme… vários derrotes não tiram a vontade de lhe querer ficar na cara e Évora rendida não lhe regateou a ovação de pé merecida.

O quarto da ordem um toiro bonito, colocado de cara, reunido, derramou classe pela arena e Pablo que sabe da coisa… montou um taco! Deu a publico o que queria ver ou seja bregas cuidadas, abordagens templadas e ferros no seu sitio. Para a cara deste toiro foi João Fortunato que à segunda tentativa levantou a praça de Évora… Pegão a um toiro que na pega não transpareceu o que foi na lide, derrotou o forcado com violência na primeira tentativa e na segunda deu luta desmedida ao cara e ao grupo. A pega da noite!

Marcos Bastinhas em noite de homenagem a seu pai andou em plano de triunfo… O primeiro toiro com uma classe extrema, que lhe perdoou com nobreza a escorregadela do cavalo… Meteu o público no bolso com ferros marca da casa, com bregas ajustadas e aproveitando as nobres acometidas do toiro. Jorge Valadas do grupo de São Manços à segunda tentativa com um toiro que metia o morro pela arena, conseguiu uma bonita pega.

O quinto da corrida, outro toiro nobre, com um andamento acompassado. Marcos pôs Évora ao rubro!  As sortes foram variadas e a gosto de um público entusiasta e entregue à homenagem que a cidade museu fazia a seu a pai. Rematou a lide com dois pares de bandarilhas. Dinis Caeiro fez uma grande pega a receber com sabedoria a investida do toiro com o grupo ajudar com categoria.

Guilherme Hermozo de Mendoza no seu primeiro toiro acusou o debute em Portugal. Andou muito irregular nos compridos, nos curtos teve uma lide de menos a mais, acabando a mesma entre aplausos, com um publico simpático que acarinhou o mais novo dos Mendoza, O Passanha era uma estampa, sério, meteu a cara nos enganos com classe, foi encastado. Para a cara deste toiro pelos Amadores de Évora foi João Madeira que pegou à primeira tentativa.

O que fechou praça foi a par do terceiro dos mais sérios da corrida, toiro com mais quês e porquês… Guilherme, andou mais assentado! Deixou bom sabor de boca ao público presente, mexeu bem no toiro e os ferros foram cravado com mais assento, rematou a lide com um par de bandarilhas. Fechou a noite de pegas Pedro Galhardo à segunda que aguentou os violentos derrotes do toiro.

No fim da lide do quinto toiro o ganadero deu volta à arena, acompanhado do Maioral . Pablo Hermozo deu duas voltas no quarto, acompanhado de João Fortunato, cabo dos Amadores de São Manços. Marcos Bastinhas também deu duas voltas à arena após da lide do quinto nesta noite em que a nobreza dos Eborenses prestou homenagem a Joaquim Manuel Tenório.
Dirigiu a corrida Domingos Jeremias e foi médico veterinário o Dr.Carlos Santana.

Artigos Similares

Destaques