Espanha: Toiros podem voltar a Vitoria-Gasteiz em 2018

Os espectáculos tauromáquicos poderão regressar à cidade de Vitoria-Gasteiz, no País Basco (Espanha), depois de o Partido Nacional Vasco (PNV) ter aceite a proposta do PSOE, em assembleia municipal, de colocar a concurso a gestão da Praça de Toiros local.

A concessão da gestão da Praça de Toiros ditará o regresso da Tauromaquia a Vitoria-Gasteiz, nomeadamente da tradicional Feira Taurina de la Blanca.

O caderno de encargos impõe a realização obrigatória de pelo menos três corridas de toiros (sendo que uma delas poderá ser mista ou de rejoneio), ao mesmo tempo que permite a organização de eventos paralelos, como por exemplo concursos de recortadores ou espectáculos equestres.

Alguns meios de comunicação social espanhóis adiantaram que a empresa Casa Chopera, agora aliada à FIT – Fusión Internacional de Tauromaquia (de José Cutiño) está interessada em concorrer ao coso basco. Em comunicado, a empresa admite que “aposta em Vitoria”, dispondo-se a “estudar o caderno de encargos de muito interesse, com o objectivo de reavivar a afición” naquela cidade.

A Casa Chopera detém actualmente importantes praças espanholas, como Bilbao, San Sebastián ou Salamanca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: Ayuntamiento de Vitoria-Gasteiz

Ultimos Artigos

Artigos relacionados