Espanha: Parlamentos regionais de Madrid e Andaluzia chumbam projectos anti-taurinos

Os parlamentos das regiões de Madrid e da Andaluzia, em Espanha, chumbaram as propostas apresentadas pelo Podemos que tinham por intuito restringir a actividade tauromáquica naquelas comunidades autónomas.

Primeiro, foi o Parlamento da Andaluzia a rejeitar uma proposta intentada pelo Podemos que visava proibir crianças e jovens de tourearem com muleta em espectáculos tauromáquicos, bem como impedir a transmissão televisiva de corridas de toiros e outros festejos taurinos em horários de maior audiência infantil. O projecto foi chumbado com os votos contra do PP, PSOE e Ciudadanos.

Hoje, foi a vez de o Parlamento da Comunidade de Madrid também dizer não aos projectos anti-taurinos apresentados pelo Pedemos. Nesta assembleia, o partido radical de esqueda propunha a proibição de entrada de menores de dezoito anos em espectáculos tauromáquicos em todas as praças de toiros da Comunidade de Madrid. Também esta proposta foi rejeitada com o voto contra do PP e as abstenções do PSOE e Ciudadanos.

Estes barramentos legislativos em Espanha acontecem a um dia de ser discutida a abolição das touradas em Portugal. Amanhã, o PAN (Pessoas, Animais e Natureza) apresentará uma proposta no Parlamento que visa proibir totalmente qualquer espectáculo de índole tauromáquica no nosso país. Até ao momento, sabe-se já que a proposta terá os votos contra do CDS-PP, Partido Comunista (PCP) e Verdes (PEV). O PSD e o PS deverão dar liberdade de voto aos respectivos deputados.

 

 

 

 

 

 

.

Fotografia: D.R.

Artigos Similares

Destaques