A Praça de Toiros de Belmonte, em Quito, capital do Equador, recebeu esta noite a 13.ª Edição do Festival Taurino em Honra da Virgem Esperanza de Triana, que abriu as comemoraçãos do 100.º Aniversário daquela praça.
O cartel era composto pelos matadores David Fandila “El Fandi”, Sebastián Castella e Jesús Enrique Colombo, que no fim-de-semana passado tomou a alternativa em Lima, no Peru, e começou com uma pequena prociessão na qual os toureiros carregaram a imagem da Virgem pela arena de Quito, ao som de um grupo de flamenco.
Cada um dos toureiros cortou duas orelhas a novilhos-toiros de Huagrahuasi e Triana, alguns deles de jogo e transmissão interessante e variado. El Fandi cortou uma orelha em cada novilho do seu lote, Castella foi ovacionado no primeiro e cortou uma orelha ao segundo, e Colombo cortou duas orelhas ao seu primeiro novilho e deu volta à arena no segundo.
A Feira de Quito continua esta tarde com uma grande Corrida de Toiros Goyesca — será lidado um curro de Huagrahuasi para António Ferrera, Andrés Roca Rey e Ginés Marín.
Fotografia: Aplausos