A Feira Taurina de San Isidro Labrador, em Latacunga (Equador), foi inaugurada ontem com uma extraordinária tarde de toiros e um fenomenal cartel, constituído por um aliciante mano-a-mano entre Enrique Ponce e Andrés Roca Rey.
O maestro Enrique Ponce voltou a justificar a razão de ter vencido o prestigiado Prémio Nacional de Tauromaquia de Espanha com uma actuação de menos para mais. Foi silenciado no seu primeiro toiro de Triana, mas executou duas faenas recheadas de classe, destacando-se a segunda com um extraordinário toiro de Ortuño, premiado com vuelta no arrastre, ao qual Ponce cortou as duas orelhas e que lhe valeu a saída em ombros pela porta grande.
O peruano Andrés Roca Rey cortou uma orelha ao seu primeiro toiro de Huagrahuasi e foi ovacionado no segundo de Triana, cujo comportamento desigual não lhe permitiu qualquer troféu e, desde modo, abrir com Ponce a porta grande.
A Feira de Latacunga encerra hoje com um encerro de toiros de Huagrahuasi e Triana para os matadores António Ferrera, David Fandila “El Fandi” e Sebastián Castella.
FICHA DO FESTEJO
- Praça de Toiros de Latacunga (Equador), 1.ª Corrida da Feira Taurina de San Isidro Labrador
- Toiros de Triana, Huagrahuasi e Ortuño
- Enrique Ponce: silêncio e duas orelhas
- Andrés Roca Rey: orelha e ovação
Fotografia: Aplausos