«É o meu sonho, é a minha realidade, é tudo! Faço o que gosto!»: o ganadero Diogo Passanha, em entrevista à Tauronews.
A paixão de Diogo Passanha pela sua ganadaria é indisfarçável. É assim, aliás, que começa a grande entrevista que gravou com a Tauronews: «penso que é uma das mais emblemáticas de Portugal, com mais nome, mais conhecida …».
O ganadero alentejano falou sobre a temporada de 2018 em que lidou cinco corridas em Espanha e sete corridas em Portugal continental e Açores mas que, ainda assim foi uma temporada atípica para a ganadaria.
Diogo Passanha falou ainda sobre a linha da sua ganadaria, que ainda não é um encaste próprio mas que caminha a passos largos nesse sentido, já que, conforme explica o à Tauronews, mantem puro o encaste Murube-Urquijo sem misturas e também, sem consanguinidade.
Esta importante ganadaria é, aliás, segundo um estudo da Unión de Criadores de Toros de Lidia “a mais pura” deste encaste Murube-Urquijo.
Quisemos saber como vê e analisa a bravura do toiro em praça e ficámos a saber que considera a pega “a prova dos nove” da bravura: «um forcado que esteja bem com o toiro e quando lhe bate as palmas, um toiro que meta os rins, que venha pelo caminho dele e que meta a cara e que pare cá atrás, esse toiro é bravo».
Veja a entrevista:
https://www.facebook.com/Tauronews2017/videos/255996665075796/