Crónica da Corrida de Toiros em Alter do Chão

Realizou-se no dia 25 de Abril a tradicional corrida de toiros em Alter de Chão, uma vila a visitar, pertencente ao distrito de Portalegre (Alto Alentejo). Vila de gente aficionada e amante principalmente do cavalo onde se encontra a coudelaria mais antiga do País.

Jorge de Carvalho, o empresário, mais uma vez não dececionou apresentando um cartel de figuras, João Caetano, João Moura Jr e João Telles Jr. No campo das jaquetas manteve-se e bem a tradição, grupo de Montemor e o grupo da terra, amadores de Alter do chão para um curro de Toiros  bem apresentado de Paulo Caetano.

O publico respondeu a este cartel com uma praça cheia, ambiente taurino e de bastante convivo entre as gentes da festa.

Em disputa o troféu D. José de Athayde para melhor lide a cavalo e prémio para melhor pega.

Moura Caetano esteve bem, principalmente no seu primeiro toiro, colocando bons ferros e tentando chegar ao publico, no seu segundo toiro teve um pouco mais dificuldades em puxar o que queria para a sua lide. No cômputo geral esteve bem, está um cavaleiro maduro e a saber perfeitamente o que deve fazer na arena.

João Moura Jr foi na minha opinião o triunfador da tarde, não só porque recebeu o troféu de melhor lide mas por todo o seu desempenho nos seus dois toiros. Aproveitou como pode, ferros bem colocados, com ligação a que o publico respondeu com bastante entusiasmo.

Telles Jr esteve no seu primeiro toiro um pouco abaixo da expectativa, mas redimiu-se no seu segundo mostrando que também sabe estar ao nível dos melhores. Destaco os excelentes ferros curtos com que encerrou a sua actuação.

Relativamente aos forcados, no Grupo de Montemor pegou  Francisco Bissaia Barreto à segunda tentativa, Manuel Vacas de Carvalho à primeira e Bernado Dentinho à segunda tentativa.

Já o Grupo de Alter abriu praça com uma pega de cernelha, uma opção que considero válida composta pelo  seu cabo Elias Santos e Diogo Bilé, resolveram bem, João Airoso à terceira tentativa e ao ultimo da tarde José Reis arranca a pega à primeira tentativa que lhe viria a dar o justo prémio.

O curro de toiros de Paulo Caetano estava bem apresentado, foram colaborantes, tendo João Moura Jr convidado o Ganadero a dar volta consigo ao quinto toiro.

De destacar o merecimento dos prémios atribuídos, a justa homenagem a José Paulo (Embolador referência da festa), ao numero reduzido de gente na trincheira, ao ambiente vivido antes e depois da corrida e claro ao empresário que montou uma corrida de praça cheia daquelas em que curiosos e apenas interessados se tornam aficionados.

Até a uma próxima tarde toiros e principalmente de cultura.

 

Artigos Similares

Destaques