Coruche: Corridas de Toiros 2020

A Nossa Praça, gestora da Praça de Toiros de Coruche, emitiu um comunicado, que transcrevemos na íntegra. 

Este seria o Ano de não acontecer. O Ano de não fazer.
A Associação Nossa Praça decidiu levar a cabo a sua época taurina 2020. As regras impostas, independentemente da interpretação que delas possamos fazer ou da discriminação que delas possa advir, são o que são, são o que temos. E é com o que temos que temos que acontecer.
Embora os limites de ocupação impostos às corridas de toiros ditem a sua inviabilidade, a Nossa Praça preferiu acreditar que é possível e necessário acontecerem Toiros em Coruche e acontecerem com seriedade. Deste modo, foi possível reunir um conjunto de artistas, ganaderos e demais intervenientes que, num extraordinário esforço de colaboração, conseguiram chegar a acordo para a realização de duas Corridas na Praça de Toiros de Coruche, nos dias 16 e 17 de Agosto.
O modelo encontrado é o possível e o que nos pareceu adequado às regras e limitações impostas para a realização dos espetáculos. A opção tomada foi a da realização de Corridas com quatro toiros, proporcionando um espetáculo mais curto, na tentativa de minimizar o impacto dos espectadores terem que permanecer de máscara num longo período de tempo, sem recurso a bares e com limitações de mobilidade intransponíveis. Também o horário das corridas sofreu uma adaptação que permita mitigar o desconforto do uso de máscaras durante a realização do espetáculo, nomeadamente no período de maior calor e ir ao encontro de preços de bilheteira que possam chegar ao maior número de pessoas possível.
Pese embora as alterações expostas, acreditamos ter obtido um modelo respeitador do património cultural de que tentamos fazer uso e ter aberto a possibilidade de, num ano difícil de descrever, Acontecer.
Pedimos desde já desculpa se o nosso engenho vos defraudar em algum momento deste ano taurino tão difícil, mas queremos que saibam que o tentamos fazer por todos. Pelo amor ao Toiro e à Tauromaquia.
Uma palavra especial para artistas, ganaderos e proprietários da Nossa Praça, verdadeiros heróis que, com uma desarmante boa vontade e uma Nobreza indescritível, nos permitiram sonhar com uma feira taurina na nossa terra, em condições inimagináveis.
Muito obrigado.
A Nossa Praça

Artigos Similares

Destaques