Colômbia: Toiros e liberdade regressam hoje a Bogotá

A Monumental Praça de Toiros de Santamaría de Bogotá recebe hoje a primeira corrida de toiros da sua Feira da Liberdade de 2018.

Inaugurada em 1931 e declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Praça de Toiros de Bogotá cumpre esta temporada o seu 87.º Aniversário e receberá, pelo segundo ano consecutivo, a sua tradicional Feira Taurina, depois de o alcaide Gustavo Petro ter suspendido a realização de espectáculos tauromáquicos na cidade entre 2013 e 2016.

E são muitas as grandes figuras que pisarão a arena de Bogotá para celebrar o direito à liberdade e à cultura: Enrique Ponce, Julián López “El Juli”, Cayetano Rivera, Andrés Roca Rey ou Sebastián Castella.

O certame arrancou ontem com uma novilhada de abono. Foram lidados seis novilhos-toiros da ganadaria de El Paraíso pelos jovens novilheiros com picadores Sebastián Caqueza (silêncio e palmas), Luís Manuel Castellanos (silêncio e palmas) e Santiago Fresneda (silêncio e palmas).

A primeira corrida de abono tem lugar hoje com um cartel formado pelo matador mexicano Ramsés e pelos espanhóis Manuel Escribano e Román, que lidarão toiros da ganadaria de Mondoñedo.

As combinações dos restantes espectáculos da Feira da Liberdade de 2018 são as seguintes:

  • 28 de Janeiro: Toiros de Juan Bernardo Caicedo para Enrique Ponce, Andrés Roca Rey e Juan de Castilla
  • 4 de Fevereiro: Toiros de Santa Bárbara para Paco Perlaza, Moreno Muñoz e Luís Miguel Castrillón
  • 11 de Fevereiro: Toiros de Ernesto Gutiérrez para Sebastián Castella, Ramsés e Cayetano Rivera
  • 18 de Fevereiro: Toiros de Mondoñedo e Juan Bernardo Caicedo para El Juli e Luís Bolívar

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: Cope

 

Artigos Similares

Destaques