Colômbia: Apresentado projecto de lei para proteger a tauromaquia

A festa vive momentos delicados na Colômbia, o regresso dos touros a Santamaría de Bogotá veio levantar uma onda de manifestação pelos anti-taurinos, e posteriormente a explosão que detonou perto da Praça de Toiros de Santamaría veio alarmar e despertar atenções mediáticas no seio do Governo.

Em reacção a todos estes conflitos e da tentativa do Governo Central ter a intenção de terminar com a festa dos toiros no país, os defensores da tauromaquia prepararam um Projecto de Lei com a finalidade de converter as corridas de toiros em Património Cultural. A deputada Margarita María Restrepo e a senadora Paola Holguín, redigiram o texto e melhoraram a lei nº 916 de 2014, assinalando “a festa dos touros é uma das expressões artísticas do ser humano e um dos patrimónios culturais dos colombianos”.

O Projecto de Lei tem como objectivo:regular a preparação, organização, desenvolvimento, promoção e defesa dos espectáculos ou festejos taurinos e das actividades relacionadas com os mesmos, em garantia dos direitos, deveres e interesses dos espectadores e de todos os que intervirem na festa dos toiros”.

 

foto:semana.com

Artigos Similares

Destaques