Casa cheia e muitas personalidades numa grande e bonita II Gala da Tauromaquia

Decorreu na passada noite, dia 10 de dezembro, a II Gala da Tauromaquia no espaço Kais, em Lisboa, perante uma assistência de 450 pessoas, com o objetivo de revelar os vencedores das oito categorias tauromáquicas em disputa. Os 40 nomeados foram eleitos pelos seus pares e pelo público adicionado através de votações telefónicas.

A Gala foi apresentada pelo antigo forcado João Vasco Lucas, Paulo Pereira (CNN) e Margarida Oliveira Pinto (RFM).

Os vencedores da noite foram João Ribeiro Telles, na categoria de Cavaleiro de Alternativa; João Silva “Juanito” na categoria de melhor Matador; António Pena Monteiro, dos Forcados Amadores de Montemor, na categoria de Melhor Forcado. O prémio de melhor Grupo de Forcados recaiu sobre o Grupo de Forcados Amadores de Montemor. A ganadaria Murteira Grave foi novamente eleita como a Melhor Ganadaria da temporada. Tristão Ribeiro Telles Queiroz venceu na categoria de melhor Cavaleiro Amador / Praticante e Duarte Alegrete recebeu o título de melhor Bandarilheiro. A Tauroleve foi distinguida como a melhor Empresa Tauromáquica em 2022.

Além dos prémios nestas oito categorias, foram atribuídas duas Menções Honrosas. Os distinguidos foram o matador de toiros espanhol Morante de la Puebla, pelo seu 25.º Aniversário de Alternativa e pelas 100 corridas toureadas este ano. Também a figura ímpar do Campino foi homenageada, na pessoa do campino e João Inácio “Janica”, com o intuito de glorificar esta personagem singular da cultura popular portuguesa e guardiões da lezíria ribatejana.

Este foi um evento com cariz solidário, cujos fundos revertem a favor do fomento da afición dos mais jovens. Foram recolhidos 14.487€ que terão como destino a salvaguarda da cultura tauromáquica entre os jovens aficionados.

Estiveram presentes diversas personalidades: Juan Antonio Ruiz Espartaco (matador), Morante de la Puebla (matador), Álvaro Nuñez (ganadero), Beatriz de Bartolomé Diez (pintora) e os políticos João Moura (PSD), Fernanda Velez (PSD), Duarte Pacheco (PSD). Ainda Joana Petiz (Diário de Notícias), José Calado (futebolista), José Moutinho, António Tereno (ex-Presidente da C.M. Barrancos), Inácio Esperança (Presidente da C.M. Vila Viçosa) e Paulo Pereira (CNN).

Artigos Similares

Destaques