O Carnaval de Ciudad Rodrigo

Cinco dias de Carnaval, cinco dias em que o toiro bravo é o grande protagonista. Conheça aqui a história deste festejo, cuja edição deste ano termina hoje. 

Termina hoje o Carnaval de Ciudad Rodrigo, um evento com tal visibilidade que foi considerado Interesse Turístico Nacional. É um Carnaval com uma particularidade: aqui, a Tauromaquia faz parte dos festejos.

O toiro de Aguardente, o baile de Carnaval e o desfile de carroças são apenas algumas das actividades que fazem parte do programa de cinco dias. Na Plaza Mayor, montam-se os conhecidos “tablaos”: uma praça de toiros original toda em madeira.

Esta celebração tem origem já há mais de quinhentos anos; o toiro esteve sempre muito ligado a Ciudad Rodrigo. Teoriza-se que o início deste festejo tem a ver com o facto de as pessoas quererem desfrutar de alguns excessos antes do início da Quaresma.

Já em 1493, os Reis Católicos advertiram a cidade para que deixasse de gastar tanto dinheiro com os festejos: sempre que havia uma celebração ou a visita de alguém importante, aproveitava-se para celebrar com eventos taurinos.

Depois de o Papado ter proibido as corridas de toiros em praças fechadas no século XVI, os habitantes abriram a praça e fecharam as muralhas, e assim os toiros podiam percorrer as ruas da cidade. No entanto, vários incidentes levaram a que se cancelasse essa prática.

Os festejos tiveram depois de parar durante algum tempo, como consequência da crise social e económica do século XVII e da Guerra da Sucessão, no século XVIII, durante a qual os portugueses saquearam a cidade. No entanto, em meados desse século, a corrida de toiros anual voltou; as primeiras referências explícitas ao Carnaval de Ciudad Rodrigo remontam a 1732.

Desde aí, nunca houve um ano sem festejos: nem durante a Guerra Civil.

O evento tem tanta afluência que vários dias antes do início já todos os hotéis e casas rurais tinham a lotação esgotada. Dada a quantidade de pessoas esperadas, 150 oficiais da Guardia Civil, da Polícia Local, da Cruz Vermelha e dos Bombeiros estarão presentes no município; haverá também segurança privada em actividade até amanhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: lospueblosmasbonitosdeespana.org

Ultimos Artigos

Artigos relacionados