Foi através das suas redes sociais que a apresentadora Catarina Morazzo, da SIC Mulher, partilhou um conjunto de fotografias numa ganadaria espanhola cuja descrição eleva e reconhece a “humanidade” e importância do campo.
Leia abaixo o que escreveu a apresentadora:
“Este Capote pesa 7kg!… Não fazia ideia! Estou há 3 anos a VIVER em Madrid! Recusei-me sempre a “conhecer” uma “ganaderia” ou “finca” como aqui chamam! Sou “torta” e totalmente defensora dos direitos dos animais, não fosse eu “mãe” de vários! Por opção própria! Mas uma coisa é certa! Estas quintas, tal como nós chamamos no bom português, em breve deixarão de existir! A agricultura, a pecuária e tudo o que nós conhecemos como certo, deixará de existir!… Seja por questões climáticas, que impedem os campos de proporcionar “riqueza”! Seja por guerras estúpidas que triplicam o preço da ração, dos cereais de que TODOS NÓS somos dependentes! Hoje, passados três anos e de ver o que vi, com os meus próprios olhos, nas quintas, só vos tenho a dizer o seguinte! Menos moralismo! Mais realismo! Não sou de modas! Pelo que não tenciono esquecer a “roda dos alimentos” e passar a alimentar-me de sementes! Estejamos minimamente esclarecidos para o problema maior que é, NÃO CHOVER, haver uma guerra na Europa que muito condiciona a nossa alimentação e o preço dela! Acordem! Parvos! Há limites para o extremismo, em qualquer tema! Mantenhamos a esperança e a tradição!
Em nome dos aficionados, obrigado Catarina Morazzo por não esconder a verdade e por ter decidido conhecer realmente tudo o que está por detrás desta tradição!