Infelizmente ontem foi um dia que ficará na história pelas piores razões. Depois da trágica morte do diestro Iván Fandiño, Portugal foi devastado pelo incêndio de grandes dimensões na zona de Pedrógão Grande e redondezas, provocando dezenas de mortes e feridos.
O fogo que deflagrou no sábado (e que até ao momento já matou 62 pessoas, um número que infelizmente tem vindo a subir), em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, estava ser combatido por cerca de 870 operacionais, 268 veículos e dez meios aéreos. Um fogo de tal dimensão que ainda se encontra activo em diversas frentes.
Diante deste cenário dantesco, a onda de solidariedade por parte dos portugueses tem sido enorme por forma a apoiar as vítimas e os bombeiros, que continuam a lutar contra as chamas.
A SIC criou uma linha solidária de apoio às vítimas dos incêndios. Ao ligar para o número 760 100 100 estará a contribuir com 50 cêntimos. Esta linha chama-se “Um Abraço a Portugal” e é uma linha que reverte totalmente a favor das vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande.
No mesmo sentido, a Caixa Geral de Depósitos criou uma conta de apoio às vitimas sendo que a mesma já contribuiu com 50.000€. A conta designa-se “Unidos por Pedrógão” e os donativos podem ser feitos usando o IBAN PT50 0035 0001 00100000 330 42.
Por todo o país, quartéis e corporações de bombeiros estão a receber mantimentos. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu água, fruta e barras energéticas ou outro tipo de alimentos que possam ser facilmente transportados, para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra.
O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, associou-se a esta causa e entregou ontem na corporação de Bombeiro da Chamusca vários litros de agua e mantimentos para ajudar os soldados da paz a combater esta calamidade.
Qualquer ajuda é preciosa. #juntosporpedrogao
(Fotografia destaque RR)