André Letra, Cabo dos Forcados de Azambuja: “Queremos levantar o Grupo e levá-lo novamente ao topo”

A Tauronews esteve à conversa com o Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, que comemoraram o seu 50.º Aniversário no passado sábado, dia 28 de Outubro, com uma Corrida de Toiros Mista na Praça Dr. Ortigão Costa, tendo sido pegados cinco toiros de Herdade de Camarate.

 

O Grupo, fundado em 27 de Outubro de 1967, é hoje comandado por André Letra, que assume que o Grupo já teve melhores momentos, mas que nos últimos anos tem estado algo parado. A meta agora é rejuvenescer o Grupo sem nunca esquecer 50 anos de história.

André Letra diz que “como qualquer grupo, teve os seus altos e baixos” ao longo destes cinquenta anos de história, sendo agora o grande objectivo a integração de novos elementos, através de uma renovação de forcados, para “fazer levantar o Grupo e levá-lo novamente ao topo, como já esteve em anos transactos”.

Para o Cabo do Grupo de Azambuja, a Corrida do passado sábado “foi bastante positiva”, embora o Grupo “não tenha conseguido pegar nenhum dos cinco toiros à primeira tentativa”. Entre antigos e actuais forcados, o Grupo apresentou-se na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa com 70 elementos fardados “numa tarde agradável, tendo todos eles participado o máximo possível”.

 

André Letra tem boas perspectivas para o futuro, estando o Grupo a “trabalhar nesse sentido, com muita forcadagem nova que, embora ainda precisem de muitos ensinamentos, têm muita vontade de vestir a jaqueta e levar o Grupo pelo melhor caminho”.

 

 

Chegou à nossa redacção a informação que o Cabo poderia abandonar a chefia do Grupo e de ser substituído pelo antigo elemento João Pedro Sousa, André Letra desmentiu qualquer afirmação nesse sentido: “Não tenho conhecimento de nada disso“.

 

A Tauronews entrou também em contacto com João Pedro Sousa que também desmentiu os rumores de que viria a ser o próximo cabo dos Forcados Amadores de Azambuja: “Está completamente fora de questão. Há algumas propostas sobre isso, mas está mesmo fora de questão. Já me despedi há dois anos e não faço questão nenhuma de fazer parte desse assunto”.

 

A Tauronews congratula o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja pelo seu 50.º Aniversário e deseja-lhe os maiores sucessos na nobre arte de pegar toiros.

 

Fotografias: Maria João Mil-Homens

Ultimos Artigos

Artigos relacionados