O comunicado emitido pelos Grupos de Forcados Amadores de S. Manços, Póvoa de São Miguel e Monsaraz surge na sequência da sua polémica saída, a escassos dias do festival.
Os três grupos estavam anunciados para o festival que vai ter lugar amanhã, dia 9 de Fevereiro em Granja (Mourão).
Durante a semana, vieram anunciar que não pegariam no espectáculo, tendo sido substituídos pelos Académicos de Coimbra e Amadores de Riachos.
Os grupos vieram agora explicar os motivos da saída deste cartel que já tinha estado envolvido em polémica, uma vez que no cartaz anunciava como organizadora a “Verdadeira Festa” quando esta empresa nada tem a ver com o espectáculo.
Leia o comunicado que transcrevemos na íntegra:
“Como é do Vosso conhecimento, seria o GFA São Manços, GFA Póvoa de São Miguel e o GFA Monsaraz a pegar o Festival, no dia 9 de Fevereiro na Granja.
Desta forma fomos contactados pela empresa do Sr. Marco Ramalho, que seria a Organizadora do Festival. Aceitámos pegar, visto o Sr. Marco Ramalho reunir perante o IGAC as condições necessárias para promover o espetáculo.
Recebemos no dia de ontem (06/02/2019), um email da ANGF a comunicar que o Sr. Florindo Ramalho estava ligado à organização do espetáculo, estando vetado pela ANGF, cabia-nos a nós decidir aceitando as devidas consequências impostas pela ANGF , pegar ou não o festival.
Como assumimos um compromisso de lealdade à ANGF não iremos pegar o festival de 9 de Fevereiro na Granja.
Com os melhores cumprimentos,
João Fortunato
André Batista
Ricardo Cardoso”