Amadores de Alcochete comemoram aniversário na sua praça dia 16 de Outubro

Foi nas redes sociais que os Amadores de Alcochete, anunciaram a data da comemoração dos 50 anos na sua terra.

Será no dia 16 de Outubro pelas 16h, na castiça praça de toiros de Alcochete que (provavelmente) antigos e actuais irão pegar 6 toiros.

Alem da data nada mais é conhecido, pelo que dentro de pouco tempo a organização da corrida dará mais noticias.

Fique com a história deste grupo:

A 24 de Junho de 1971 é fundado o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, numa saudosa reunião efectuada no Moinho de Vento no Canto do Pinheiro de Alcochete.

Na qual se juntaram os forcados João Perinhas Mimo, Gregório Bolota, José Barrinha da Cruz, Francisco Sequeira, Aníbal Pinto, Alberto Silva, José Pinto, Estêvão Augusto de Oliveira, Filipe Sequeira, Manuel Pinto, Augusto Henrique de Oliveira, António José Pinto, João Rei, João Barata da Silva, Manuel Jorge Marques, António Manuel Cardoso aos quais se juntaram os amigos António Seabra da Cruz, António Faria dos Santos, Francisco da Costa Salvação, Paulo Penim, Vítor Marques e Joaquim da Costa Godinho.

É pelo comando de João Perinhas Mimo que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete se apresenta pela primeira vez em Praça, a 21 de Agosto de 1971 na Praça de Toiros Amadeu dos Santos, no Montijo perante seis Toiros de Rio Frio.

De João Perinhas Mimo, cabo fundador, destaca-se o seu forte poder de organização, capacidade de liderança, flexibilidade e sensibilidade para lidar com tão ingrata tarefa de conduzir um novo grupo. Comandou até Abril 1984, ano em que se despede, em Alcochete, perante toiros de Paulo Caetano. Após catorze épocas de chefia sábia, entrega ao seu sucessor um grupo bem consolidado, prestigiado e com os seus princípios bem definidos.

António Manuel Cardoso foi o forcado eleito para comandar o Grupo entre 1984 e 1995. É sob a sua responsabilidade que, nesta década, o grupo não só atinge o topo da tauromaquia nacional, como a tragédia lhe bate há porta. A morte repentina, e em tão pouco tempo, de dois jovens forcados na posse de todas as faculdades físicas e técnicas para pegar toiros, deixa o Grupo chocado e abalado durante muito tempo.

Nestes momentos duros, difíceis e dolorosos, emergiu um enorme sentido de unidade de todos quantos vestiram a sua “jaqueta” e, em conjunto, foi possível ultrapassar esta fase mais crítica. Queremos realçar também a solidariedade de todos os outros grupos.

A força e a união do Grupo fizeram com que este período difícil fosse ultrapassado, com muito sofrimento é certo, mas vencido e com a certeza de ter tornado o Grupo mais forte perante qualquer adversidade. António Manuel Cardoso retira-se a 31 de Agosto de 1995, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, com Toiros de António Coelho Charrua.

Sucede-lhe João Pedro Bolota. Forcado de eleição, de vida dedicada à arte de pegar toiros e ao seu Grupo, este cabo mantém o Grupo durante o seu comando na senda dos antecessores com actuações de grande mérito e presenças assíduas nas melhores feiras taurinas, permitindo ao Grupo continuar a figurar no “escalafon” dos “Românticos” da Festa Brava.

A 1 de Julho de 2007, em Alcochete, e perante um Curro de Toiros de Pinto Barreiros, João Pedro Bolota despe a “jaqueta das ramagens” após uma carreira de 33 anos de forcado e entrega o comando a Vasco Pinto. Empenhado, orgulhoso da Terra e do seu grupo, Vasco Pinto empregou-se durante 9 anos numa liderança de mobilização e congregação da familia Amadores de Alcochete emprestando-lhe uma visão actual e activa.

Notabilizando-se como um dos melhores forcados da sua geração, Vasco Pinto, despede-se das arenas ao final de 18 anos de forcado na Corrida Comemorativa do 45º Aniversário do Grupo, no dia 17 de Junho de 2016, reunindo em sua volta mais de 100 forcados fardados entre antigos e actuais, entregando a liderança a Nuno Santana.

Nuno Santana, forcado experiente e de vida dedicada aos Amadores de Alcochete tem dado continuidade a uma liderança de proximidade e coesão entre todos os elementos. Ao longo do seu curto trajeto como cabo já teve de lidar com a difícil situação de perda de um elemento, Fernando Quintella, em consequencia de uma colhida na Praça de Toiros da Moita, a 15 de Setembro de 2018. Conhecedor do ADN do nosso Grupo tem transmitido aos mais novos a exigente missão de representar os Amadores de Alcochete.

No Historial do Grupo, constam actuações em todo o País e Ilhas, Espanha, França, México, Canadá e Estados Unidos da América. De realçar a recente presença na maior Praça de Toiros do Mundo “La México”, no dia 1 de Janeiro de 2018, e primeira Corrida “Goyesca” com forcados, aquando do 2º Bicentenário da Praça de Toiros de Ronda, realizada a 7 de Setembro de 1985, na qual foram pegados dois toiros em pontas da ganadaria de D. Belen Ordoñez.

Sendo Alcochete conhecida pela sua aficción e terra de famosos forcados, cabe aos actuais a responsabilidade de honrarem a imagem do forcado alcochetano, assim como darem a conhecer a outros povos e culturas, esta genuína, única, e tão “nobre arte de forcado português”.

É certo que nos esperam momentos de sorrisos e de lágrimas, optimismo e angústia, medos e valentia mas, com o apoio de antigos elementos, amigos, familiares, e essencialmente com a amizade e a união fomentada em muitas tardes e noites de “toiros”, tudo será recompensado!

Artigos Similares

Destaques