Alcochete: Estátua de Fernando Quintela já tem largo

A Câmara Municipal de Alcochete partilhou no seu site que o Executivo Municipal aprovou, por maioria, com os votos contra dos vereadores da CDU, na reunião descentralizada de câmara que decorreu, a 29 de Maio, no Centro Comunitário do Passil, uma alteração ao protejo de requalificação do largo António dos Santos Jorge.

A alteração está relacionada com a integração da estátua de homenagem a Fernando Quintela, antigo forcado do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, falecido em 2017, no espaço onde existia uma fonte. Com esta alteração, o busto de homenagem ao Eng. José Samuel Lupi permanecerá no mesmo local, integrado num espaço que será também objecto de requalificação.

O presidente da câmara manifestou a sua concordância com a proposta do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete para a integração da estátua no largo que está a ser requalificado pela autarquia: “Este executivo foi sensível à proposta de Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que, há algum tempo, começou a desenvolver várias acções com o objectivo de angariar fundos para a construção de um monumento que perpetuasse a memória do forcado Fernando Quintela”.

“Transmitiram-me que gostariam que este monumento ficasse localizado em frente à sede do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e em função dessa solicitação não vejo nenhuma objecção em mantermos o busto do Eng. José Manuel Lupi no local onde actualmente está, que é bastante digno, só não é digno o espaço onde ele assenta”, sublinhou Fernando Pinto.

Para o autarca a solicitação faz todo o sentido, pois é ali que está a sede do grupo e referiu-se aos forcados como “parte integrante daquilo que é a memória colectiva deste povo à beira Tejo plantado e que enquanto houver forcados na minha terra haverá certamente tradições para manter”.

O vereador Vasco Pinto manifestou muito agrado sobre a aceitação desta alteração: “Registo com agrado que em 2019, possa ali ser construído um monumento de homenagem a uma figura de Alcochete, pois em democracia basta ao órgão executivo tomar esta decisão, independentemente do sentido de voto, para ser construído no espaço público um monumento de homenagem a uma figura”.

Recorde-se que Fernando Quintela foi homenageado a título póstumo, com a atribuição da Medalha da Restauração, na sessão solene do 120.º aniversário Restauração do Concelho.

A requalificação do largo António dos Santos Jorge estará concluída a tempo das Festas de São João Baptista.

Artigos Similares

Destaques