A verdade sobre a manchete sensacionalista do Expresso “touradas com velcro”

Basta ler o artigo do jornal Expresso, que dar corpo à manchete, para perceber que na verdade não existe nenhuma proposta em cima para “touradas sem velcro”.

“Socialistas propõe tourada sem sangue e com velcro” é o título da notícia que faz capa do jornal Expresso de hoje. Mas será mesmo assim?

São socialistas, mas são só dois e por enquanto ainda não foi apresentada uma proposta destes dois socialistas ao seu partido, nem, muito menos, o partido a apresentou ao Governo.

Começando por relatar os casos do Canadá, Califórnia e da Grécia (!) o artigo explica que foram os portugueses que levaram a tauromaquia a países onde esta tradição era inexistente e que onde foi admitida com a utilização do velcro.

De seguida, a notícia do Expresso diz que os deputados socialistas Pedro Delgado Alves e Tiago Barbosa Ribeiro está a preparar um projecto lei para utilização do velcro em Portugal, ideia que já transmitiram ao líder parlamentar do partido.

No entanto, a notícia do Expresso contem também declarações de outros socialistas que repelem a medida: “O velcro nunca será aceite pelos que defendem as touradas nem pelos que querem a sua abolição” explicou Luís Testa ao Expresso “Retira toda a emoção e a dimensão filosófica do combate igual entre o homem e o animal. Seria a morte do espectáculo”. 

A eventual iniciativa destes dois deputados ainda é só uma ideia que se for para a frente um a eventual apresentação de projecto lei será um tema que mais uma vez dividirá os deputados.

Lembramos que apenas oito deputados socialistas votou no parlamento a favor da abolição das touradas, tema levado a debate em Julho pelo PAN e que foi chumbado por uma larga maioria dos deputados, com os votos contra do PSD (com excepção de Cristóvão Norte), do PCP, do CDS e da maioria dos socialistas, tal como se refere na notícia veículada hoje no Expresso.

 

 

 

Artigos Similares

Destaques