Foi esta que hoje termina uma semana agitada no meio taurino por todas as notícias que foram surgindo ao longo da mesma.
Começando por aquele que foi talvez o mais polémico assunto da semana em Portugal, a nível tauromáquico. A Praça de Toiros do Campo Pequeno passou agora a chamar-se Sagres Campo Pequeno. Dizem os mais saudosistas que é uma terrível notícia para a tauromaquia. Mas vejamos, não podemos tirar conclusões precipitadas pois, segundo as poucas declarações prestadas por representantes da conhecida cervejeira, apenas podemos concluir que os espetáculos tauromáquicos não serão patrocinados pela Sagres. Aguardemos, no entanto, pelas cenas dos próximos capítulos…
Passando de capital para capital, de Madrid sopraram ventos que nos permitem ter esperança no futuro da tauromaquia. A empresa Plaza 1, gestora da Monumental de Las Ventas, disponibilizou gratuitamente um número considerável de abonos para jovens e reformados para a temporada 2023. Uma fila interminável à porta da Monumental à hora da abertura da taquilla para adquirir um abono gratuito. Claramente a enorme quantidade de jovens que ali se reuniu foi atraída pela gratuitidade dos abonos, mas também é uma prova inequívoca de que, como referi numa anterior oportunidade, a tauromaquia está bem viva e os jovens estão cada vez mais enraizados na cultura tauromáquica. Sinal positivo este de Las Ventas. E não é de estranhar que todos os abonos disponibilizados gratuitamente tenham sido entregues, o que corresponde a cerca de 10% da lotação total da praça.
Regressando a Portugal, foram ontem anunciados oficialmente os cartéis que irão compor a Temporada 2023 de Santarém. Dos cartéis de Santarém o que mais me chama à atenção, além do evidente elevado nível qualitativo dos cartéis, é a clara aposta na meritocracia. O lugar deixado na corrida de 3 de junho para o triunfador do mano-a-mano de 19 de março é o garante do empenho dos dois cavaleiros que entrarão na arena na corrida que abre a temporada escalabitana. Quem tem a ganhar com isso? A afición, está claro!
Dirão alguns aquilo que sempre insistem em dizer: “são sempre os mesmos”. Até poderão ser, mas creio que todos os nomes anunciados em Santarém têm créditos suficientemente firmados para ali se verem anunciados. Faltam alguns? Certamente faltam. Mas os postos são poucos e não é possível contratar toda a gente.
Gostaria também de abordar outro assunto que me mereceu destaque. A empresa Toiros com Arte irá no próximo sábado de Páscoa, dia 8 de abril, promover um festival taurino que prima pela diferença na forma de selecionar os grupos de forcados que atuarão no festival. Serão selecionados os vencedores de um concurso de pegas que se irá realizar pela manhã. Um método de seleção que é não é inédito, pois foi utilizado em Évora por algumas vezes na Festa do Forcado, porém desde há alguns anos que não se realiza algo assim. Uma aposta dinâmica desta jovem empresa e que marca a diferença.
Termino esta que será a última rubrica antes da abertura oficial da temporada 2023, em Mourão, apelando a todos para que vão aos toiros em 2023 e para que mostremos a nossa força e demos provas de que a tauromaquia está bem viva!