Pedro Espinheira: “A temporada 2020 será uma temporada especial para o grupo”

O cabo dos Amadores do Ribatejo revelou à Tauronews os melhores e piores momentos da temporada 2019. Para Pedro Espinheira a próxima temporada vai ser muito especial pelas 115 anos da fundação do grupo.

Tauronews: Como correu a temporada 2019 para o grupo?
Pedro Espinheira: Bem, dentro da normalidade de anos anteriores. Houve um ligeiro decréscimo no número de espectáculos, causado essencialmente por factores meteorológicos que levaram ao cancelamento de algumas datas agendadas. Registamos uma contínua melhoria no número médio de tentativas por toiro, evolução esta que tem sido uma constante desde o ano 2016. Houve grandes momentos, pelo que se considera uma temporada positiva.

Quantas corridas realizaram? 
Marcámos presença em 15 espectáculos.

Qual a corrida que destaca desta temporada? 
Entre várias corridas com actuações francamente boas, houve duas que se destacam: Redondo e Samora Correia, ambas em Agosto. Se em Redondo primámos pela eficácia, conseguindo uma noite plena, frente a toiros António Silva, em Samora Correia vivemos um momento também igualmente bom, não com a mesma eficácia, mas em que considero que estivemos à altura da importância e carga emocional que esta corrida tinha, pela despedida do João Machacaz.

Qual foi o forcado revelação ou que destaca, dentro do grupo, nesta temporada? 
Há uma senda de jovens a despontar, uns iniciados neste ano, outros no ano passado, que têm vindo a assumir passo a passo maior responsabilidade no Grupo, pelo que no seu conjunto, se destacaram. No nosso Grupo não é privilegiada a individualidade, mas antes o conjunto de todos os forcados, e o que deste conjunto resulta.

Que momento, melhor ou pior, realça da temporada em geral? 
Melhor, julgo que as corridas de Redondo e Samora Correia, ambas em Agosto, conforme referido anteriormente. Pior momento, e estando estes momentos sempre associados a lesões ou prestações menos regulares, há que destacar também dois momentos, sendo estes uma prestação menos regular na Nazaré, onde as coisas não correram como habitual, e o segundo, este mais grave, as lesões resultantes da corrida de 23 de Agosto no Cartaxo, que levaram a intervenções cirúrgicas delicadas e à interrupção da temporada para os lesionados.

Quais os planos para temporada 2020?
A temporada 2020 será uma temporada especial para o grupo, pelo aniversário da comemoração dos seus 115 anos de fundação, datada de 1905. Há já várias iniciativas a ser preparadas neste âmbito, que a seu tempo serão divulgadas. Em suma, em época comemorativa, os planos passam sempre por fazer uma temporada diferente, para melhor, com uma carga emocional maior, e que resulte marcante e especial para todos os que, directa ou indirectamente, desta temporada fizerem parte.

Aproveito para desejar umas festas felizes a todos os aficionados e também uma excelente temporada 2020, que seja mais um ano de afirmação e triunfo na tauromaquia!

Artigos Similares

Destaques