9 de Outubro, Dia Internacional da Tauromaquia

Vitorino Martin apelou à união de todos os que pertencem ao mundo do toiro, a propósito da iniciativa que encetou e que pretende instituir o «Dia da Tauromaquia» a cada 9 de Outubro.

Portugal, França, Espanha, Peru, México, Equador, Venezuela e Colômbia são os países guardiões do singular e único património cultural imaterial que é a tauromaquia.

Para defender e promover a tauromaquia e também para festejar universalmente a paixão que une a todos os que pertencem ao mundo do toiro na sua diversidade, a comunidade de Valência e a Fundacion del Toro de Lídia propõem que seja o dia 9 de Outubro, o dia de celebração da Tauromaquia.

Vitoríno Martin, lendário ganadero e actual presidente da Fundacion del Toro de Lidia defende que a celebração deste dia é «uma declaração de amor a uma forma de entender a vida e também um emocionado grito de orgulho pela nossa cultura».

E acrescenta «é um dia também para nos sentirmos unidos, para estar juntos nestes tempos de ataques. O mundo do toiro tem muitas visões, muitas maneiras de entender-se, às vezes radicalmente opostas e isso é o que faz com que a nossa cultura seja tão viva e poderosa. Une-nos a todos a mesma paixão pelo toiro, uma cultura comum, um património herdado que temos a missão de conservar e transmitir aos nossos filhos. Lutemos pelo que é nosso. Unidos e orgulhosos, ninguém nos poderá arrancar a tauromaquia, o nosso património cultural comum imaterial da humanidade».

A ideia é assim que o dia 9 de Outubro seja o dia da grande festa da tauromaquia e que todos os anos este dia seja celebrado por todos os que pertencem ao mundo do toiro.

Esta primeira edição do “Dia da Tauromaquia” tem palco em Valência, devendo rodar anualmente para outros locais com expressão taurina em consonância com o espírito de globalidade, união e internacionalidade da iniciativa.

Fotografia: Mundoto.com

 

 

 

Artigos Similares

Destaques