Dia 25 de abril, realiza-se na Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço um Festival Taurino Misto. Num cartel repleto de figuras, a Tauronews apresenta os cinco motivos pelos quais não vai querer faltar.
1- Homenagem ao antigo matador de toiros Ricardo Chibanga
Nascido em Moçambique, Chibanga foi o primeiro matador de toiros de origens africanas. Acompanhado pelo carismático toureiro português Manuel dos Santos, Chibanga viria a tornar-se num nome sonante da tauromaquia nos anos 60 e 70 nas arenas portuguesas e mundiais. Tirou a alternativa em 1971, na Real Maestranza de Sevilha. Como nota fica a sua profunda amizade com o futebolista Eusébio, com que cumpriu serviço militar em conjunto.
2- O confronto de dinastias Telles/Rouxinol
Motivo aliciante para marcar presença no Festival do Sobral, será o confronto de duas dinastias do toureio a cavalo. Por um lado, Manuel Telles Bastos a representar a escola da Torrinha com a sua irrepreensível equitação e classicismo. Por outro Luís Rouxinol Jr que em época de afirmação e vindo de um grande triunfo na Corrida de Domingo de Páscoa em São Manços, vai querer repetir a proeza em Sobral de Monte Agraço.
3- Oportunidade para ver um toureiro consagrado espanhol, um jovem francês de grande estética toureira e dois portugueses em crescente afirmação no panorama taurino
Maestro El Cid, figura do toureio espanhol é sem dúvida um nome a ter em conta e de grande expectativa para ver no Sobral. Juan Leal, toureiro francês de grande elegância é outro aliciante. Para Finalizar os dois toureiros portugueses que têm tido um início de época preenchido, António João Ferreira e o mais recente matador de toiros português Manuel Dias Gomes.
4- A Ganadaria Calejo Pires
Triunfadora da temporada 2016, a Ganadaria Calejo Pires volta a marcar presença no Sobral. Com prestações de relevo em 2017 (Mourão e Vila Viçosa) o interesse aumenta para ver os exemplares vindos da Herdade de Cabreiros. Curiosidade também para ver a bravura dos “calejos pires” no sector da forcadagem, pois devido ao encaste da ganadaria, poderão ser protagonizadas grandes pegas pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
5- Feriado Nacional e boas condições climatéricas
Por fim, e para melhor comodidade do aficionado e espectador, o Festival Taurino realiza-se dia 25 de abril (feriado nacional). Perspectivam-se excelentes condições climatéricas para uma boa tarde de toiros. Estão reunidas todas as condições para ir até Sobral de Monte Agraço e desfrutar de uma grande tarde de toiros.