O Ministério da Cultura de Espanha decidiu atribuir o Prémio Nacional de Tauromaquia de 2017 ao maestro valenciado Enrique Ponce.
Segundo o jurado, o prémio foi concedido a Ponce “em virtude de uma brilhante temporada, na qual alcançou êxitos incontestáveis nas principais feiras taurinas, continuando assim uma trajectória excepcional de mais de 27 anos com grande figura do toureio”.
O jurado destaca ainda “a personalidade de um diestro capaz de desenvolver o seu magistério tanto dentro como fora das arenas, assim contribuindo para a projecção da Tauromaquia como património cultural espanhol”.
O Prémio Nacional de Tauromaquia visa distinguir o mérito de pessoas, entidades ou instituições que, ao longo da temporada taurina, tenham contribuído positivamente para o exercício das diferentes actividades e manifestações tauromáquicas. Em casos excepcionais, em circunstâncias devidamente justificadas, o Prémio poderá ser também outorgado como reconhecimento de uma trajectória profissional. O Prémio tem o valor de 30.000€.
Fotografia: El Mundo