Montemor foi praça cheia

Tradicional Corrida de Toiros da Feira da Luz em Montemor.

 

Praça Cheia!

 

Grande Cartel, composto por 3 dos Cavaleiros que mais triunfaram na presente Temporada, por um Curro da Ganadaria dos Herdeiros do Dr.António Silva, e pelo Grupo de Forcados de Montemor, com o público a corresponder, com um Ambiente de Corrida Grande!

Para Pegar os “Silvas”, que saíram com boa Apresentação mas tendo faltado alguma Bravura em alguns dos Exemplares, ainda assim Toiros Sérios, e a não permitirem descuidos, esteve como é Tradição na Feira de Setembro o Grupo de Montemor.

Para o primeiro com 490 kgs. saltou o Cabo António Vacas de Carvalho, que brindou ao Público, como é habitual com o Grupo de Montemor, a dar vantagens, bonito a citar, e a aguentar, pegou à primeira com António Dentinho a dar uma boa primeira ajuda, sendo o Rabejador Francisco Godinho.

No segundo Toiro, com 525 kgs, fazia a sua despedida o Tiago Telles de Carvalho, que brindou ao seu Grupo, e pegou à primeira, com o Toiro a baixar a cabeça e a não permitir uma Pega vistosa, bem ajudado por Joaquim Murteira Correia, e o Rabejador  a ser, e bem, o Francisco Godinho, com a sua habitual Técnica!

Para o Terceiro Toiro de 550 kgs, que se desembolou, e depois da Lide voltou aos Curros para ser novamente embolado, com a dificuldade acrescida que representa esse obstáculo, saltou a Trincheira o Francisco Borges, que brindou ao seu Avô Agostinho Borges, para fazer um Pegão, a Pega da Tarde à Primeira! O Toiro veio com pata, e o Francisco que mandou no Toiro, e carregou no momento certo reuniu para não mais sair apesar da viagem dura até às Tábuas. O seu Irmão Pedro Borges deu-lhe primeiras, e o Rabejador foi o já retirado João José Comenda, que dispensa apresentação, e faltam-me adjectivos para  qualificar a forma como Rabeja os Toiros, Olé!

O quarto Toiro com 555 kgs foi pegado à Terceira por João da Câmara, que brindou ao Mestre Luis Miguel da Veiga, sendo o primeiro ajuda JP, João Baptista Pereira, já retirado, mas quem sabe, não esquece, e foi rabejado por Tiago Telles de Carvalho.

Na primeira tentativa o Toiro passou ao lado e na segunda não conseguiu reunir bem, e saiu após derrote brusco. Não deu Volta.

Para  o quinto com 535 kgs bateu palmas Manuel Dentinho, que brindou aos Bombeiros de Montemor, para uma boa Pega com uma grande ajuda do seu Irmão que se despedia também, António Dentinho, que deu volta juntamente com o seu Irmão Manuel e João Moura Jr., este Toiro foi uma vez mais rabejado por João José Comenda.

Para o último da tarde, com 500 kgs, o Forcado escolhido para pegar de Caras foi Francisco Bissaya Barreto, que efectou uma Rija Pega à primeira, tendo António Cortes Monteiro dado uma excelente primeira ajuda e Manuel Vacas de Carvalho rabejado.

Com excepção de João da Câmara, todos os Forcados deram volta, tendo Tiago Telles de Carvalho dado 2, e Francisco Borges duas também, com destaque para a segunda, muito aplaudida!

Tarde de Triunfo para os Amadores de Montemor!

Quanto aos Cavaleiros, Cartelazo!

Montemor e os Aficionados da Região mereciam e os Cavaleiros corresponderam!

No primeiro, o Maestro António Telles esteve muito bem, houve Emoção, já no  seu segundo começou com uma muito aplaudida Sorte de Gaiola, mas depois a Lide veio a menos tendo sido tocado por 2 vezes e não tendo dado volta.

João Moura Jr, esteve muito igual nos seus dois Toiros, muito bem a lidar, João Moura Jr. têm Cavalos que lhe permitem estar a um nível muito alto!

Muito boa a sua passagem por Montemor!

João Ribeiro Telles Jr. no sexto Toiro cravou dos melhores Ferros da Corrida, terminou em grande plano, aproveitou muito bem talvez o melhor Toiro da Corrida, mas a verdade é que esteve enorme a cravar, e a pisar terrenos “proibidos”!

No terceiro da Corrida e seu Primeiro fez a Lide possível a um Toiro complicado, o tal que se desembolou.

Dirigiu o Espectáculo o Sr.Agostinho Borges, assessorado pelo Dr.Feliciano Reis, antigos Forcados do Grupo de Montemor.

Uma nota para o Cornetim, Sr.José Henriques, é uma Figura da Festa!, Olé!

Artigos Similares

Destaques