Corrida mista da feira de Thornton
Praça de São João
Sábado, 19 de Outubro
Cavaleiros Marcos Bastinhas e Miguel Moura
Matador Nuno Casquinha
Grupos de forcados Aposento de Turlock e Amadores Luso-Americanos
2 touros de Frank Borba e filho
4 touros da Açoreana
Corrida abrilhantada pela Azores Band of Escalon
Diretor de corrida Travis Goncalves
Praça cheia até às bandeiras
A primeira corrida da feira de Thornton deste ano trazia muita expetativa por vários motivos, sendo um deles a inclusão do toureio apeado nesta corrida mista, tendo o cartel um dos melhores matadores Portugueses da atualidade, Nuno Casquinha.
Outro motivo era o conhecimento por alguns aficionados que esta corrida séria também marcada pela despedida de um homen dos touros na California e grande forcado, Tony Machado “Doogie”, cabo do Grupo de forcados Aposento de Turlock.
O primeiro da tarde anunciado como da ganadaria Açoreana, com origens na ganadaria Joe Rocha para o cavaleiro Marcos Bastinhas foi de boa qualidade para o toureio equestre, tendo-se apagado rápido mas ainda permitindo ao cavaleiro uma lide de bom nível.
O segundo também da Açoreana para o Miguel Moura com muito pouco para tirar, sem mobilidade e por vezes complicado, tendo o mais novo da dinástia Moura tirado o que foi possível.
O terceiro da ganadaria Frank V Borba e filho para o matador Nuno Casquinha foi de grande qualidade mas apresentava problemas da ordem muscular.
O quarto novamente da ganadaria Frank V Borba e filho que apresentava as mesmas dificuldades musculares, não tinha a mesma bravura que o seu irmão de camada mas tinha servido bem para o matador Nuno Casquinha que mesmo assim mostrou ao público ser um bom toureiro, principalmente no seu primeiro aonde perante um touro bravo esteve muito bem nos três tercios.
O quinto anunciado como da Açoreana foi para o Marcos Bastinhas que perante um touro muito complicado e pouco colaborador realizou uma lide a despachar.
O sexto também anunciado como da Açoreana transmitia e serviu para o cavaleiro Miguel Moura desenhar uma lide tranquila e de grande nível.
A primeira pega da tarde foi pelo Aposento de Turlock e foi solista o cabo Tony Machado “Doogie” que depois de concretizar a pega à segunda tentativa fazia a sua despedida depois de quase três décadas ao serviço da tauromaquia da California, sendo os últimos 14 anos como cabo do Grupo de forcados Aposento de Turlock, grupo que foi fundado pelo “Doogie”.
Depois da cerimónia de passagem de testemunho de Tony Machado “Doogie” para Fernando Machado Jr “Junior” foi entregue ao “Doogie”, num acto muito bonito uma placa de conhecimento pelo antigo cabo e atual cabo do Grupo de forcados Amadores do Ramo Grande, Filipe Pires e Manuel Pires que deslocaram-se propositadamente da Terceira para marcar presença na despedida do “Doogie”, amigo de longa data.
Ainda pelo Aposento de Turlock pegou o novo cabo Fernando Machado Jr “Junior” à 1a tentativa numa grande pega.
Num acto também muito bonito pelos Amadores Luso-Americanos no seu primeiro touro brindou a sorte de pega ao “Doogie”.
Pegou pelos Amadore Luso-Americanos Donald Mota à 1a tentativa e Claudio Pereira à 1a tentativa ambas grandes pegas.
Foi assim a corrida mista de Thornton e penúltima da temporada. Uma tarde de touros com aficion.