Nuno Santana: “O mais importante são as pessoas e a sua saúde”

O cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, Nuno Santana, revela que cancelaram todos os eventos do grupo e que todos os membros do Grupo estão a cumprir as regras da DGS. 

 

Tauronews: Considerando a actual situação em Portugal, quais acha que serão as principais repercussões que o Covid-19 irá causar na nossa sociedade e em particular na tauromaquia?

Nuno Santana: As repercussões com o Covid-19 serão sem dúvida, a nível mundial. No caso concreto de Portugal e, neste caso, na tauromaquia terá um impacto não só económico-financeiro mas também organizacional, dado que a previsão da temporada é incerta e que a vida da maioria dos intervenientes depende totalmente desta actividade. No entanto, o mais importante são as pessoas e a sua saúde e isso é que poderá infelizmente ter maiores repercussões.

T: Até ao momento Já teve festivais e corridas cancelados/adiados?

NS: Sim. Felizmente estávamos com uma agenda de princípio de temporada bastante preenchida. Embora, com o avanço desta situação têm sido bastantes os espectáculos cancelados/adiados. No nosso caso a corrida de Almeirim, que foi adiada, a Feira de Arles, que foi cancelada e o Festival em Sobral de Monte Agraço ainda não sabemos como ficará.

T: Quais as implicações económicas que esta situação poderá ter a curta/médio prazo no seu caso em particular?

NS: No nosso caso, enquanto Grupo de Forcados, as implicações não serão ao nível económico. Contudo, necessitamos dos espectáculos para poder por em prática a arte que nos une.

T: Esta temporada já tinha corridas marcadas fora de Portugal? Em que medida pode afectar a sua carreira?

NS: Sim, tal como mencionamos anteriormente, iríamos a Feira de Páscoa em Arles, dia 13 de Abril. Estamos também contratados para ir à Califórnia e, por isso, aguardamos que toda esta situação se resolva, obviamente pelos demais motivos e claro, para podermos marcar presença e honrar a jaqueta do grupo de Forcados Amadores e Alcochete.

T: Como tem gerido, a nível familiar, esta situação? Tem medo pelos seus familiares?

NS: Temos respeitado todas as medidas dadas pela DGS, protegendo-nos o máximo possível e desta forma proteger os outros. Sendo que estamos sempre disponíveis para ajudar quem mais precise neste momento difícil.

T: Mesmo estando de quarentena, vai conseguindo treinar ou suspendeu tudo?

NS: De acordo com as normas da DGS e agora tendo sido decretado estado de emergência, cancelámos tudo, incluindo a nossa tradicional noite de fados, treinos e outros convívios. No entanto, a nível individual tentamos que todos mantenham a forma física.

T: Que mensagem de ânimo deixaria aos aficionados?

NS: A mensagem que deixo a todos os aficionados e a todas as outras pessoas, é que se protejam e que respeitem os conselhos dados pela DGS, para desta forma protegermos o próximo. Dando assim o exemplo de respeito, civismo e espírito de sacrifício para que estes princípios se mantenham e perdurem no nosso futuro da nossa sociedade.

Queremos também deixar uma palavra de agradecimento a todos os profissionais de saúde e a todos os outros que fazem por manter o funcionamento do país.

Artigos Similares

Destaques