Carta aberta ao meu camarada António Costa

Crónica

Caro António Costa,

Como militante do Partido Socialista nunca poderei aceitar que no próximo ano, ou que alguma vez, os espectáculos tauromáquicos possam deixar de ter menores a participar e a assistir nas bancadas.

Essa proposta que foi recentemente avançada pelo PAN, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para 2021, e que visa alterar a legislação no primeiro trimestre de 2021 poderá a vir a ser aceite por este Governo liderado pelo Senhor.

Sou militante do Partido Socialista (PS) há cerca de 20 anos, por ser um partido que defende o estado social e as liberdades.

Para o PS, a liberdade foi sempre o elemento essencial do combate por uma sociedade mais solidária, justa e fraterna, mais igualitária e coesa; e o pluralismo das ideias e das opiniões foi sempre a marca característica, não só do seu funcionamento e da sua ação como partido, como também do projecto que concebe para a organização política e social de Portugal e da União Europeia.

Se esta alteração à lei for para a frente, considero que estão a interferir na minha liberdade de educar o meu filho com os ensinamentos que recebi do meu Pai e do meu Avô.

Em 1978, com apenas 5 anos, assisti pela primeira vez a uma corrida de toiros pela mão do meu Pai e do meu Avô em Alcácer do Sal… desde então que me considero aficionado. Com 15 anos integrei um Grupo de Forcados Juvenis em Vila Franca de Xira. Com este meu passado não me considero violento, inculto, ou um mau exemplo para a sociedade, pelo contrário, se neste momento exerço funções de presidente de Junta de Freguesia é porque as pessoas que vivem na minha freguesia me consideram como alguém com capacidade para gerir os destinos da mesma.

Não posso aceitar esta pretensão do PAN, partido que ignora tudo o que não seja a sua realidade urbano-depressiva, maltratam o mundo rural, não conhecem o que é a vida no campo e desconhecem a importância da tauromaquia e todas as atividades relacionadas, na economia das regiões do interior.

Hoje alguém me dizia que a nossa vida não são só touradas. Pois não, mas para muitos amigos meus as touradas são a sua vida, pois são ganaderos, cavaleiros, bandarilheiros, campinos, empresários, emboladores, fotógrafos, etc…  e não podemos deixar estes para trás.

Caro António Costa, o PAN nas legislativas de 2019 obteve 3,32 % dos votos o que equivale a 174.511 votos… não se arrisque a perder muito mais nas próximas eleições, contando obviamente com o meu, e se tal vier a acontecer o meu cartão de militante seguirá nesse mesmo dia para o Largo do Rato, pois jamais me poderei rever numa cultura de autoritarismos e proibições!

Acredito que não aceitará estas medidas apresentadas pelo PAN.

Saudações aficionadas,

Beringel, 5 de Novembro de 2020.

Vitor Morais Besugo

Ultimos Artigos

Artigos relacionados