Caiado Guerreiro: “As touradas têm mais de dois mil anos. Não se destrói assim a cultura”

O advogado, Tiago Caiado Guerreiro, foi um dos oradores convidados nas jornadas parlamentares do PSD, onde criticou algumas das propostas fiscais previstas no Orçamento do Estado para 2020, segundo a noticia da Rádio Renascença que reproduzimos na íntegra. 

Tiago Caiado Guerreiro, advogado e especialista em Direito Fiscal, discursou nas jornadas parlamentares dos sociais-democratas e foi o primeiro a receber aplausos ao criticar a medida do Orçamento do Estado para 2020 que prevê o aumento do IVA para as corridas de touros para 23%.

“As corridas de touros são algo com mais de dois mil anos e que está representado na nossa história. Como é que se pode acabar ou através desta medida perseguir as touradas? Podemos não gostar delas, mas não se destrói assim a cultura. Não há direito” afirmou o fiscalista.

Caiado Guerreiro falou ainda de outras propostas do Orçamento do Estado, que será votado esta sexta-feira, em plenário, nomeadamente, o agravamento fiscal para os pequenos proprietários.

O advogado explicou que o alojamento local trouxe valor a propriedades que, de outra maneira, não o teriam e que este aumento nos impostos pode dificultar o pagamento dos empréstimos contraídos pelos proprietários para investir nas casas.

“O alojamento local tinha dado valor a ativos que não valiam nada, porque na maior parte das zonas históricas, aquilo não tem condições nenhumas de vida. Por isso é que muitas delas estavam abandonadas.”

“Os turistas é que gostam de ir para aquele tipo de zonas onde não têm estacionamento e têm de subir por escadas extraordinariamente íngremes para chegar a algum sítio e acham tudo aquilo ‘very typical’ como eu também acho quando faço uma viagem para outro país. Mas esses ativos não valiam muito. E são muitos destes que estão a ser utilizados para alojamento local. Se nós criamos uma desvalorização disso, e muito disso é feito com recurso a financiamento bancário, vai entrar secalhar em ‘default’.”

As jornadas parlamentares do PSD decorreram durante esta terça-feira e contaram com a presença de Manuela Ferreira Leite, Joaquim Miranda Sarmento, João Duque, Tiago Caiado Guerreiro. Em análise esteve a proposta de lei que aprova o Orçamento do Estado para 2020 que será votada na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro.”

Texto: Paula Caeiro Varela 

Artigos Similares

Destaques